-
Arquitetos: Perretta Arquitectura
- Área: 600 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Alfonso Calza
-
Fabricantes: CHE Cuerpos Huecos, Holcim, Idealhaus, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia se situa em Campolivar, Godella, e trata-se de uma ampla moradia em um terreno com mais de 2000 m2 que possui as características mais notáveis da arquitetura do escritório responsável, com amplos planos horizontais de concreto que flutuam entre panos de vidro, dividindo os espaços interiores. A moradia que ocupa 600 m2, entre térreo e primeiro pavimento, é organizada através de uma geometria baseada na soma de duas figuras, o "I" e o "L". A primeira desenvolve-se em dois pavimentos que contem as áreas noturnas, com suíte abaixo, três dormitórios no pavimento superior e o dormitório dos hóspedes.
A figura "L" corresponde à área diurna com a sala de jantar e a cozinha. Ambas figuras estão unidas por um volume ponte que inclui o acesso e a escada no térreo e uma área de estudos para as crianças no primeiro pavimento. O volume corresponde à sala gerando uma série de espaços escalonados formados por uma série de lâminas estruturais que definem a imagem final da volumetria. A cozinha está desenhada para ser o lugar onde se desenvolve a vida diária, colocada em um extremo do "L", deslocada do resto dos espaços, está voltada totalmente ao jardim, diretamente conectada com os terraços cobertos, a churrasqueira e a piscina.
O grande subsolo abre-se a um pátio inglês onde recuperou-se parte dos cimentos do antigo canal romano que passava pela área. A residência supõe um jogo de planos horizontais e verticais de concreto que rompe com a estética dominante da área já que encontra-se entre chalés de mais de 100 anos na parte mais antiga de Campolivar. Essa singularidade converteu-se no selo próprio da empresa de arquitetura Perretta.